O que é?
O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA-SP) está em gestação. É um compromisso paulistano com o futuro, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e outros planos municipais como o PlanClima, PME e PMPI. Como prevenir e combater algumas dificuldades que se colocam para o presente e o futuro - o aquecimento global, o consumismo, a cultura do desperdício e outras formas de injustiça? O que fazer para preservar todas as formas de vida, a cultura e os saberes, a água, a terra, o ar, a possibilidade do bem-viver? A resposta do PMEA, é: educação. Educação em toda a cidade e sob qualquer forma, para a cidadania crítica, a sustentabilidade socioeconômica e a cultura de paz.
Funcionamento do PMEA e documentos
O futuro PMEA estará estruturado a partir de 4 grupos de trabalho: Educação Ambiental nas políticas ambientais; Educação Ambiental nas políticas de Educação Formal; Educação Ambiental nas demais políticas setoriais; Educação Ambiental e Cultura de Paz, em diálogo com a sociedade civil e com articulação de Educadores Ambientais. A Prefeitura de São Paulo vem dando sua contribuição desde a Lei Municipal nº 15.967/2014, que estabelece a Política Municipal de Educação Ambiental. Essa lei define como Órgão Gestor da política tanto a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), quanto a Secretaria Municipal de Educação (SME). Agora assume o compromisso de elaborar o primeiro PMEA, ação estratégica coordenada pela SVMA, com apoio de SME e demais setores, especialmente por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz (SVMA/CEA-UMAPAZ). Os trabalhos se iniciaram no segundo semestre de 2021 e estão bem amparados no Plano de Ação 2021 - 2024 para Implementação da Agenda Municipal 2030 (explicitamente como sua meta 13.3), bem como na Proposta de Plano de Diretor.
Como contribuir com a construção do PMEA-SP?
A construção do Plano Municipal de Educação Ambiental de São Paulo já se constitui como um processo educativo, que envolve diretamente cidadãs e cidadãos dos diversos territórios da cidade. Isso se dá por meio de oficinas participativas, seminários técnicos, formulários e consultas públicas, além do canal de comunicação permanentemente aberto entre a equipe que coordena a construção do PMEA-SP e a população. Esse processo está sendo feito em conjunto com importantes espaços de participação social já instituídos, que têm interface com a gestão socioambiental e atuam de forma capilarizada, em todas as regiões do município. A construção do PMEA-SP envolve, portanto, de forma prioritária, os Conselhos Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES Regionais), os Conselhos Gestores de parques e unidades de conservação e a comunidade escolar das mais de 3,7 mil Unidades de Educação da Rede Municipal de Ensino, dialogando também com outros importantes conselhos e comitês (como a Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável - Comissão Municipal ODS), redes e setores. Todas as etapas de construção do PMEA-SP estão sendo amplamente divulgadas nesta página e nas redes sociais da CEA-UMAPAZ e de organizações e secretarias parceiras, na medida em que o cronograma dos trabalhos for sendo definido. Se tem uma dúvida, sugestão ou deseja mais informações sobre o plano, não deixe de contactar a Coordenação Institucional do PMEA-SP através de nosso correio eletrônico: pmeasp@prefeitura.sp.gov.br
Comentários: