Portal de Notícias Ecológicas

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025

::Bicho da Semana

Harpia

Nome Científico: Harpia harpyja

Sérgio Mendes
Por Sérgio Mendes
Harpia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Harpia, a maior ave brasileira

Atende pelo nome de Harpia (Harpia harpyja) e é também conhecida como gavião-real, gavião-de-penacho, uiraquer, uiruuetê, uiraçu, uiracuir, cutucurim e uiraçu-verdadeiro. Uiruuetê é um termo tupi que contém o termo e’tê, “verdadeiro”. Uiraçu veio do termo tupi para “ave grande”. E uiracuir veio da junção dos termos tupi-guarani para “pássaro” (gwirá, uirá) e para “cortante/afiado” (kuir)

Por Eduardo Pereira

Além de ser a mais pesada das aves brasileiras, chegando a até 12 quilos, nossa harpia é também uma das maiores aves de rapina do planeta. O nome harpia vem da mitologia grega. Os primeiros europeus que aqui chegaram assim a chamaram, comparando-a às monstruosas meio-mulheres/meio-águias da mitologia grega, por sua agilidade e habilidade para a caça.

Leia Também:

Gavião-de-penacho e gavião-real, porque tanto o macho como a fêmea têm um lindo penacho na cabeça, com formato semelhante ao de uma coroa que, junto a um tipo de crista de penas largas, se levanta quando a ave ouve algum ruído. Além disso, os olhos pequenos e uma cauda com três faixas cinzentas compõem suas principais características.

Com asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, dedos extremamente fortes e garras compridas e poderosas, a harpia é uma ave predadora tremendamente eficaz. Capaz de levantar um carneiro do chão, ela se alimenta principalmente de outras aves e de pequenos mamíferos, que caça com investidas curtas e rápidas. Grandes presas, como preguiças e macacos, costumam ser consumidas parcialmente até poderem ser transportadas para o ninho.

Do alto de seus 90 centímetros de altura e de sua envergadura de até 2,5 metros, a harpia é uma águia adaptada ao voo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados, na Amazônia e em outras áreas de remanescentes de florestas na Argentina, na Bolívia, na Colômbia, no México e em algumas áreas da América Central. Há também registros raros da presença da harpia na Mata Atlântica. Como é uma ave muito visada pelos humanos, ela se restringe, atualmente, à Floresta Amazônica.

FONTE/CRÉDITOS: www.xapuri.info
Comentários:
Sérgio Mendes

Publicado por:

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes, brasileiro, 61 anos, Jornalista (MTB 64.505/SP), Terapêuta Fitoterápico e ambientalista há 46 anos.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

A "ADOÇÃO IRRESPONSÁVEL" de animais domésticos deve ser punida com que tipo de multa?

ANUNCIE AQUI!

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do ECO EXÉRCITO no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
ANUNCIE AQUI!
Eco Exército

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!