Funcho: para que serve e como usar
O funcho é uma planta medicinal que tem ótimas quantidades de taninos, alcaloides, saponinas, flavonoides e ácidos graxos essenciais, sendo muito utilizado como remédio caseiro para melhorar a digestão, combater gases e cólicas.
As sementes de funcho são muito aromáticas e, por isso, são normalmente usadas na culinária, para preparação de pratos doces, como bolos e biscoitos caseiros, mas também podem ser adicionadas a preparações salgadas. Já a planta é mais utilizada em pratos com carne ou peixes. Além disso, o funcho é muito utilizado na forma de chá, óleo essencial ou em medicamentos e produtos cosméticos.
O funcho, conhecido cientificamente como Foeniculum vulgare, pode ser comprado em supermercados, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação na forma de flores, óleo essencial, tinturas, folhas ou sementes secas. Ainda é possível encontrar o funcho em feiras livres e supermercados podendo-se encontrar o caule e as folhas do funcho fresco.
Para que serve o funcho
Os principais benefícios do funcho para saúde são:
- Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
- Diminuir os sintomas da TPM;
- Combater a dor de estômago;
- Melhorar a digestão;
- Combater a diarreia e a prisão de ventre;
- Ajudar no controle da pressão alta;
- Estimular a produção de leite materno;
- Combater o excesso de gases;
- Ajudar no combate a gripes e resfriados;
- Aliviar náuseas e vômitos;
- Melhorar a ansiedade e o sono;
- Auxiliar na desintoxicação e proteger o fígado;
- Prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose ou infarto;
- Combater vermes intestinais.
O funcho oferece esses benefícios porque suas folhas e sementes possuem compostos como o anetol, saponinas, flavonoides, taninos, cumarinas e ácido rosmarínico, que possuem ação relaxante, anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, carminativa, anti plaquetária, vermífuga, digestiva, diurética e expectorante suave.
Diferença entre funcho e erva doce
A erva doce e o funcho têm aparência semelhante e, dessa forma, são facilmente confundidos, sendo popularmente chamados de “erva-doce”. Porém, são plantas diferentes que possuem diferentes compostos e propriedades.
Funcho pronto para o preparo de chá
Comentários: