Portal de Notícias Ecológicas

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025

::Justiça

Jesus Teixeira da Costa

Um legado apagado na memória do povo

Sérgio Mendes
Por Sérgio Mendes
Jesus Teixeira da Costa
Foto: Sérgio Mendes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quem passa por debaixo do Viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, mais conhecido como Viaduto de Guaianases, seja no sentido Estação de Guaianases da CPTM ou no sentido oposto, obrigatoriamente tem de passar ao lado do busto de Jesus Teixeira da Costa.

Essa semana fiz questão de ir à Praça Jesus Teixeira da Costa, mas antes passei em frente ao Hospital Geral Jesus Teixeira da Costa. Até pensei em entrar e tirar algumas fotos de algo que fizesse menção ao seu patrono, mas desisti do intento, o movimento estava muito grande.

Afinal, quem foi esse homem que tem o nome em diversos lugares públicos no bairro de Guaianases? Qual foi sua importância para que o seu nome tenha tamanho destaque?

Leia Também:

Quantas pessoas você conhece que tenha tal reconhecimento público?

Em minhas veias corre o jornalismo investigativo. Portanto, fui atrás de quem poderia responder com propriedade todas as minhas perguntas, seu filho, o também jornalista Jorge Teixeira da Costa.

Jesus Teixeira da Costa foi um dos grandes pioneiros de Guaianases. Mineiro nascido na cidade de Conselheiro Lafaiete no dia 11 de junho de 1915. Chegou em Guaianases com apenas trinta anos de idade, no final de 1945 com sua esposa e dois filhos.

Quem o conheceu diz que era um homem à frente de sua época, um visionário que desde cedo começou a envolver-se com os problemas locais procurando reivindicando soluções para os mesmos. A fim de obter maior representatividade e melhorias no menor tempo possível fundou em 1952 a Sociedade Amigos de Guaianases, uma das mais antigas da cidade de São Paulo, sendo seu presidente por 33 anos.

Inúmeras foram as lutas e muitas foram as conquistas de Guaianases através da pessoa de Jesus Teixeira da Costa, melhorias que trouxeram benefícios à população e servindo de exemplo a outras que foram fundadas em Itaquera e São Mateus.

Como consequência de sua luta, envolveu-se com a política e com a imprensa, tudo com o objetivo de chamar a atenção para Guaianases que encontrava-se abandonada da periferia leste de São Paulo. E sua maior conquista foi a construção do Hospital Geral de Guaianases, construído a partir de 1987, com capacidade de 220 leitos e inaugurado na gestão do então Governador Orestes Quércia, em 31 de agosto de 1990.

Esse homem deixou um legado para os habitantes de Guaianases que hoje desfrutam de suas conquistas e não tem a menor noção do preço pago e do suor derramado!

Após ouvir sua história que se confunde com a própria história de Guaianases eu faço duas novas perguntas. A primeira,"Por que ninguém ou pouco se fala de Jesus Teixeira da Costa?"; e a segunda,"É do interesse de quem apagar as luzes sobre o nome de alguém que foi tão notório?"

Que o brasileiro é um povo sem memória, isso não é novidade! No entanto, hoje temos recursos que criam condições de "dar a César o que é de César" e "dar a Jesus Teixeira da Costa o que é de Jesus Teixeira da Costa". Mais do que um busto esquecido na praça esse grande homem precisa da honra que lhe é devida.

Jesus Teixeira da Costa

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação Equilíbrio Cultural
Comentários:
Sérgio Mendes

Publicado por:

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes, brasileiro, 61 anos, Jornalista (MTB 64.505/SP), Terapêuta Fitoterápico e ambientalista há 46 anos.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

A "ADOÇÃO IRRESPONSÁVEL" de animais domésticos deve ser punida com que tipo de multa?

ANUNCIE AQUI!

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do ECO EXÉRCITO no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
ANUNCIE AQUI!
Eco Exército

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!