O ECO EXÉRCITO mais uma vez vem chamar a atenção da população paulistana para as "ações verdes" dos órgãos públicos responsáveis pelas coletas seletivas espalhadas pela cidade.
Caminhando pela Rua João Teodoro, ao lado da área da cavalaria da Polícia Militar, deparei-me com uma explêndida coletora seletiva de lixo, perdida em meio ao canteiro verde entre a rua.
Só mostrar que estão fazendo algo não basta, é preciso criar um ciclo efetivo com começo e meio para se atingir um fim positivo.
Esses órgãos públicos estão começando suas ações pelo meio, jamais alcançarão um resultado positivo que venha reduzir as mais de doze mil toneladas de lixo urbano coletadas todos os dias na capital paulista.
A CONSCIENTIZAÇÃO não é apenas o início, é um fator determinante para um fim altamente positivo a ponto de apresentar os resultados esperados. É preciso implantar dentro das escolas públicas e nas entidades de classe comunitárias Campanhas de Conscientização Ambiental.
É preciso apresentar aos nossos pequenos e, é claro, sem esquecer dos adultos, a nossa responsabilidade para com o meio ambiente. Afinal, o lixo que produzimos é nosso! Capacitando a sociedade em geral poderemos mensurar um tempo para que os resultados positivos venham. Do jeito que a mentalidade do povo se encontra neste momento é jogar o dinheiro público no ralo.
Peguemos o primeiro indivíduo que passe pela rua ao lado da coletora seletiva de lixo e perguntemos, sem que possa ler as divisões impressas, como estão divididas as cores das categorias seletiva do lixo. Quantos responderão certo?
Sempre digo uma frase em minhas palestras: "Para desenvolver é preciso primeiro entender!"
Comentários: