A Matricaria recutita, comummente conhecida como camomila (não confundir com a Chamaemelum nobile que consigo partilha este nome comum), é uma planta da família das Asteraceae e ao tipo fisionómico dos terófitos.
A camomila é conhecida pelas suas pequenas flores brancas que lembram margaridas. Entretanto, sua principal característica é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes. Possui uma haste ereta e cresce de 25 cm a 50 cm com folhas delgadas e bem recortadas.
A camomila tem vários benefícios para a saúde, sendo usada para tratar problemas gastrointestinais, inflamações, infecções, entre outros:
-
PeleA camomila pode ser usada para tratar infecções de pele, como eczema, urtiga, catapora e assadura. A camomila tem propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir e tratar infecções, além de contribuir para a cicatrização de feridas.
-
Sistema gastrointestinalA camomila pode ajudar a aliviar problemas estomacais, como flatulência, náusea e distensões epigástricas. A camomila também pode ajudar a aliviar cólicas menstruais, pois reduz a intensidade dos espasmos musculares.
-
Sintomas de ansiedade e estresseA camomila pode ajudar a amenizar sintomas de ansiedade, estresse e depressão.
-
Sistema hormonal femininoA camomila pode ajudar a controlar sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como ansiedade e estresse.
-
DiabetesA camomila pode ajudar a controlar os níveis de insulina no sangue, sendo uma ótima opção para ajudar a controlar a diabetes.
-
Resfriados e sinusiteA inalação com camomila pode ajudar a aliviar os sintomas de nariz entupido ou escorrendo.
A camomila pode causar alergias e interagir com outras drogas, por isso, é importante consultar um médico sobre o seu consumo cotidiano.
FONTE/CRÉDITOS: Eco Exercíto
Comentários: