Portal de Notícias Ecológicas

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025

::Bicho da Semana

Booby-de-Patas-Azuis

Nome Científico: Sula Nebouxii

Sérgio Mendes
Por Sérgio Mendes
Booby-de-Patas-Azuis
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O booby-de-patas-azuis (Sula nebouxii), é uma ave marinha nativa das regiões subtropicais e tropicais do leste do Oceano Pacífico. É uma das seis espécies do gênero Sula – conhecidas como atobás. É facilmente reconhecível por seus distintivos pés azuis brilhantes, que é uma característica sexualmente selecionada, sendo aves de porte médio, com bico e asas longas e pontiagudas, adaptadas para o voo rápido e a caça ágil. Os machos exibem seus pés em um elaborado ritual de acasalamento, levantando-os para cima e para baixo enquanto se pavoneiam diante da fêmea.

Distribuição e habitat

Os habitats naturais de reprodução do booby-de-patas-azuis são as ilhas tropicais e subtropicais do Oceano Pacífico. Pode ser encontrado desde o Golfo da Califórnia ao sul ao longo das costas ocidentais da América Central e do Sul até o Peru . Cerca de metade de todos os casais reprodutores nidificam nas Ilhas Galápagos. A sua dieta consiste principalmente de peixes, que obtém mergulhando e às vezes nadando debaixo d'água em busca de suas presas, sendo conhecidos por serem ótimos caçadores. Às vezes caça sozinho, mas geralmente caça em grupos.

Reprodução

O booby-de-patas-azuis é monogâmico, embora tenha potencial para ser bígamo. É um criador oportunista, com o ciclo de reprodução ocorrendo a cada 8 a 9 meses. O namoro do booby-de-patas-azuis consiste no macho exibindo seus pés azuis e dançando para impressionar a fêmea. O macho começa mostrando os pés, desfilando na frente da fêmea, a fêmea o acompanha e assobia, simbolizando a aprovação do parceiro. Em seguida, ele apresenta os materiais do ninho e finaliza o ritual de acasalamento com uma exibição final de seus pés, quanto mais azuis, mais atraentes. A dança também inclui "apontar para o céu", que envolve o macho apontando a cabeça e o bico para o céu, mantendo as asas e a cauda levantadas.

Leia Também:

O booby-de-patas-azuis geralmente põe de um a três ovos por vez. A espécie pratica a eclosão assíncrona, em contraste com muitas outras espécies em que a incubação começa quando o último ovo é posto e todos os filhotes eclodem juntos. Isso resulta em uma desigualdade de crescimento e disparidade de tamanho entre irmãos, levando a fraternidade facultativa em tempos de escassez de alimentos. Isso torna o booby-de-patas-azuis um modelo importante para estudar o conflito entre pais e filhos e a rivalidade entre irmãos.

Existem cerca de 20.000 pares reprodutores de booby-de-patas-azuis, o tipo mais comum é em Galápagos. Você não pode perder seus belos pés azuis, que vêm dos pigmentos carotenóides dos peixes que comem. E o resto do nome "booby"? vem da palavra espanhola "bobo", que significa tolo, porque o gingado do pássaro é um pouco desajeitado em terra. Mas quando se trata de voar e nadar, bem, eles podem mergulhar 24 metros no oceano quando caçam presas.

FONTE/CRÉDITOS: https://br.memphistours.com/
Comentários:
Sérgio Mendes

Publicado por:

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes, brasileiro, 61 anos, Jornalista (MTB 64.505/SP), Terapêuta Fitoterápico e ambientalista há 46 anos.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

A "ADOÇÃO IRRESPONSÁVEL" de animais domésticos deve ser punida com que tipo de multa?

ANUNCIE AQUI!

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do ECO EXÉRCITO no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
ANUNCIE AQUI!
Eco Exército

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!