Portal de Notícias Ecológicas

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025

::Eco Notícias

CNM alerta para os cuidados devido à onda de calor em todo o país

A onda de calor de extrema intensidade que afeta o Brasil desde o início da semana vem provocando aumento de temperatura em até 5ºC em quase todas as regiões do país.

Sérgio Mendes
Por Sérgio Mendes
CNM alerta para os cuidados devido à onda de calor em todo o país
Imagem: Eco Estúdios
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A onda de calor de extrema intensidade que afeta o Brasil desde o início da semana vem provocando aumento de temperatura em até 5ºC em quase todas as regiões do país. A previsão é que estenda até o final do mês de setembro.  A Confederação Nacional de Município (CNM) alerta aos gestores municipais para disseminarem informações à população sobre medidas que podem ser tomadas, principalmente o autocuidado, além da formulação de planos de contingência para lidar com as ondas de calor áreas mais afetadas.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) explica que uma alta pressão na troposfera média está atuando na área central do país tomando conta de grande parte da Região Sul e as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, em decorrência da ausência de nebulosidade provocada por este sistema que favorece o aumento da intensidade de radiação solar e em consequência o aumento das temperaturas.

As máximas devem ultrapassar os 35°C em grande parte das regiões. Como consequência da ação deste sistema dinâmico em altitude, a umidade relativa do ar ficará baixa, atingindo valores inferiores a 20%, que contribui para piorar os indicadores da qualidade do ar. A previsão é que esta condição de tempo persista pelo menos até o fim de semana. Esta condição de tempo é comum durante a primavera, onde as temperaturas máximas atingem os valores mais altos do ano.

Publicidade

Leia Também:

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar. A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor que impedirá o avanço das frentes frias, além de promover o aquecimento e a diminuição da umidade do ar, no norte do Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Triângulo Mineiro e São Paulo, que pode durar até o fim desta setembro.

O aumento das temperaturas altas contribui também para aumentar o risco de fogo e a probabilidade de ocorrência de focos de incêndios e queimadas, principalmente nas regiões com pouca chuva. Ainda de acordo com CPTEC/INPE, historicamente a ocorrência dos focos de queimadas e incêndios aumentam no mês de setembro em decorrência do auge da seca e da baixa umidade do ar.

El Niño
O El Niño é um fenômeno climático que envolve fatores atmosféricos e oceânicos, caracterizado pelo aumento das temperaturas do Oceano Pacífico. A origem desse fenômeno é na costa oeste da América do Sul, mais especificamente o território do Peru. A alteração anormal da temperatura do Pacífico provoca mudanças climáticas significativas, principalmente na faixa tropical do globo. O El Niño gera alteração nos padrões climáticos de temperatura e precipitação.

No Brasil, o fenômeno causa chuvas torrenciais na região sul, além de secas severas no norte e nordeste do país. Sendo assim, de acordo com CPTEC/INPE e também com o INMET, o Brasil já está sofrendo os efeitos do El Ninõ desde o início de 2023, mas que se fortaleceu em junho.

Orientações
Com o aumento excessivo das temperaturas e da diminuição da umidade do ar, consequentemente pode provocar o aquecimento do corpo, acarretando problemas de saúde, principalmente em crianças e idosos, como a desidratação, exaustão e a insolação. Esta última, podendo ser muito grave, é causada pela incapacidade do corpo de regular a temperatura, podendo ser fatal.

As pessoas podem apresentar pele vermelha, quente e seca, pulsação rápida e forte, dor de cabeça, vômitos e náuseas, temperatura elevada, até mesmo a perda de consciência, entre outros.

Maiores Informações: https://www.cnm.org.br/

FONTE/CRÉDITOS: Confederação Nacional de Municípios
Comentários:
Sérgio Mendes

Publicado por:

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes, brasileiro, 61 anos, Jornalista (MTB 64.505/SP), Terapêuta Fitoterápico e ambientalista há 46 anos.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

A "ADOÇÃO IRRESPONSÁVEL" de animais domésticos deve ser punida com que tipo de multa?

ANUNCIE AQUI!

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do ECO EXÉRCITO no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Eco Exército
ANUNCIE AQUI!

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!