A imagem acima reflete as ações paliativas dos órgãos públicos na tentativa de conter as enchentes nas grandes cidades do país. Aliás, os mesmos fatos ocorrem também nas pequenas cidade, a falta de noção é generalizada!
Todo início início de verão quando as chuvas são mais constantes e tórridas os órgãos públicos municipais começam as manutenções de limpeza de córregos e bueiros nas principais avenidas das cidades. Estas são esperadas todos os anos, há séculos, e são inúteis em suas efetividades pois os resultados para a população são os mesmos todos os anos.
Imagine se não fizessem essas manutenções?
Há uma lei chamada de Lei de Causa e Efeito, esta muitos conhecem de ouvir falar, no entanto, há uma outra lei tão séria quanto essa que é a Lei da Natureza que está relacionada intrinsecamente à primeira. E essa lei diz que: "O leito do rio pertence ao rio". Isto é fato.
No entanto, o ser humano em sua sapiência constrói ruas e avenidas no leito dos rios. Quando o rio enche nos períodos de chuvas sua vazante é para o seu leito ou sua margem como queiram chamar! Mas a natureza seguindo o seu curso natural encontra o quê? Ruas, avenidas e casas construídas em uma área criada para ele.
De quem é a culpa, do rio ou das pessoas que constroem o seu progresso em lugar errado?
E, além de tudo, tem o descarte errado de lixo que impede a vazante do alto volume das águas dos rios.
Fica a dica do ECO EXÉRCITO.
Comentários: