Portal de Notícias Ecológicas

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025

::Bicho da Semana

Peixe-boi-da-Amazônia

Mamífero da família dos triquequídeos (Trichechidae) que é encontrado em rios e lagos da bacia do rio Amazonas

Sérgio Mendes
Por Sérgio Mendes
Peixe-boi-da-Amazônia
Imagem: Agência Império Virtual
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O peixe-boi-da-amazônia é o menor entre todos as espécies de peixes-bois e vive em grande parte dos rios da bacia Amazônica. No entanto, ele não é encontrado acima de regiões com corredeiras. Tem uma coloração acinzentada na parte de cima e manchas que variam entre cinza claro, branco e rosado na barriga. A cauda é comprida e arredondada e, ao contrário de outros peixes-bois, não tem unhas na ponta das nadadeiras. Ao longo do ano, o comportamento do peixe-boi-da-amazônia varia conforme as estações de cheia e seca. Na cheia, prefere várzeas e áreas alagadas, sempre com águas superiores a 23ºC. Na seca, migra para lagos e canais profundos. Não há consenso sobre se esse movimento está relacionado apenas com a busca por alimentos, mas fato é que precisam consumir 8% do seu peso em plantas aquáticas e semiaquáticas todo dia: 50 espécies diferentes já foram identificadas no cardápio.

Até onde se sabe, a espécie é solitária na maior parte do tempo. Eles já foram avistados em grupos, mas em geral o máximo observado é uma mãe acompanhada do filhote. A gestação, aliás, dura 12 meses. Normalmente, apenas um pequeno peixe-boi nasce. Ele mama durante dois anos e as glândulas mamárias ficam localizadas nas axilas do animal.

Há uma lacuna de conhecimento sobre a espécie. Isso se deve à dificuldade em observá-los em seu habitat. Uma consequência desse fato é a dificuldade em estabelecer uma estimativa populacional, assim como de entender se o número de peixes-bois-da-amazônia está em ascendente ou decrescente. De qualquer forma, eles são caçados para alimentação desde o período colonial: apenas ente entre 1935 e 1954, entre 80 mil e 140 mil peixes-bois-da-amazônia foram mortos por sua carne, gordura e pele. Mesmo que essa prática tenha se tornado mais rara, a espécie hoje sofre com a perda de habitat, poluição e captura acidental em redes de pesca.

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: National Geographic Brasil
Comentários:
Sérgio Mendes

Publicado por:

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes, brasileiro, 61 anos, Jornalista (MTB 64.505/SP), Terapêuta Fitoterápico e ambientalista há 46 anos.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

A "ADOÇÃO IRRESPONSÁVEL" de animais domésticos deve ser punida com que tipo de multa?

ANUNCIE AQUI!

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do ECO EXÉRCITO no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Eco Exército
ANUNCIE AQUI!

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!