Portal de Notícias Ecológicas

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025

::Você Sabia?

20 mil toneladas de lixo são geradas diariamente na cidade de São Paulo

Prefeitura atua como responsável pela coleta e destinação adequada; lixo e material reciclável coletados somente em domicilio totalizam 12 mil toneladas por dia

Sérgio Mendes
Por Sérgio Mendes
20 mil toneladas de lixo são geradas diariamente na cidade de São Paulo
Imagem: Agência Império Virtual
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Administrar os resíduos gerados na capital paulista é uma atribuição da Prefeitura. No município em que há 11,2 milhões de habitantes, de acordo com o último censo, divulgado pelo IBGE em 2010, também caracterizado como maior centro comercial, industrial e financeiro, lidar com o lixo é um grande desafio.

A gestão adequada custa caro. A verba destinada pela Prefeitura em 2018 para manejo dos resíduos e limpeza urbana totalizou R$ 10,29 bilhões, abrangendo o custeio dos contratos das empresas responsáveis pelos serviços de coleta domiciliar, Loga e Ecourbis, e pelos serviços de varrição e limpeza pública, Inova, Soma, Sustentare e Trevo, disponíveis aqui.

“A responsabilidade sobre o destino do lixo gerado diariamente é compartilhada entre o cidadão e a Prefeitura. Enquanto o poder municipal atua no desenvolvimento de alternativas eficazes para a coleta e tratamento dos resíduos, cabe ao cidadão atuar com as melhores práticas de descarte, ao separar os insumos em rejeitos e material reciclável e respeitar o horário de recolhimento”, aponta Adler Antunes, Gerente de Gestão de Serviços da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

Leia Também:

A Amlurb, criada pela Lei nº 13.478/02, é o órgão gerenciador dos serviços de limpeza urbana prestados na cidade de São Paulo. A autarquia, vinculada à Secretaria Municipal de Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo, presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes, por meio da coleta de resíduos de saúde e manutenção da limpeza urbana.

Atualmente, a coleta porta a porta é operacionalizada pelas concessionárias Ecourbis e Loga, que percorrem 48.623 ruas na cidade e vão até 29.114 mil geradores cadastrados, como instituições de serviços de saúde. O processo abrange 5.350 profissionais e 550 veículos (caminhões compactadores, carretas de transporte e furgões) para o recolhimento dos insumos.

Já os serviços indivisíveis, mais conhecidos como a atividade de varrição pública e complementares, são realizados com o objetivo de manter a limpeza de ambientes públicos após eventos, shows e feiras livres, e atuar na remoção de entulho, lavagem de vias e monumentos, conservação de logradouros, capinação e pintura de guias, são realizados com a participação de 9.136 profissionais.

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de São Paulo
Comentários:
Sérgio Mendes

Publicado por:

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes, brasileiro, 61 anos, Jornalista (MTB 64.505/SP), Terapêuta Fitoterápico e ambientalista há 46 anos.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

A "ADOÇÃO IRRESPONSÁVEL" de animais domésticos deve ser punida com que tipo de multa?

ANUNCIE AQUI!

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do ECO EXÉRCITO no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
ANUNCIE AQUI!
Eco Exército

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!