Portal de Notícias Ecológicas

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025

Energia Sustentável

Energia Sustentável | Qual a diferença entre limpa, sustentável e renovável?

A diferença entre energia limpa, sustentável e renovável

Vagner Roberto
Por Vagner Roberto
Energia Sustentável | Qual a diferença entre limpa, sustentável e renovável?
Imagem: Agência Império Virtual
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O mundo chegou a um ponto da indústria no qual é impossível pensar em evolução de uma empresa sem pensar em um desenvolvimento sustentável e seguro para o ser humano e para o meio ambiente. O investimento em fontes alternativas de energia vem se tornando cada vez mais comum entre grandes empresas de setores como a mineração, siderurgia, agronegócio e construção civil. Todas as grandes nações do mundo e países em desenvolvimento vem se atentando para a importância de substituir suas matrizes energéticas por uma opção sustentável, com o objetivo de evitar um colapso energético mundial.

Os conceitos de energia limpa, renovável e sustentável, muitas vezes, causam confusão na cabeça das pessoas. Apesar de bem parecidos, são conceitos complementares e, por este motivo, geram erros com bastante frequência.

É possível dizer que toda energia limpa e renovável é sustentável?

A energia é um fator fundamental para satisfazer todas as atividades humanas, uma vez que as atividades mercantis do homem necessitam de energia. Mas, uma energia classificada como renovável ou limpa não é necessariamente sustentável.

A energia renovável é obtida através de fontes naturais capazes de serem renovadas, por isso estão sempre à disposição para utilização e não se esgotam. Destacam-se a energia solar e a eólica. A energia hidrelétrica e a térmica podem ser exemplos de energia renováveis, mas isso não significam que são limpas.

Já a energia sustentável é aquela que é utilizada em uma quantidade e velocidade nas quais a natureza é capaz de repô-las. Ou seja, há um equilíbrio entre a produção e o consumo de energia. Para que uma matriz energética seja considerada sustentável, ela deve ser compatível com o desenvolvimento social e econômico e com a preservação do meio ambiente.

Uma matriz energética limpa é definida por aquela que não polui ou que polui bem menos que as demais. Ela não libera gases do efeito estufa (GEEs) como, por exemplo, a energia eólica e a energia solar.

O conceito de energia renovável engloba a energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica, hidrelétrica, biomassa ou biogás, entre outras. Destacamos os países que lideram o ranking de investimento em energia solar fotovoltaica são China, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Itália.

De acordo com o Relatório da Situação Global das Renovaveis de 2019, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o investimento mundial em energia sustentável foi de mais de 2,6 trilhões de dólares. A quantidade de gigawatts de capacidade por energia solar no mundo superou todas as outras matrizes energéticas.

Apesar de o Brasil não estar entre os países que mais investem em energia solar fotovoltaicas, essa tecnologia representa hoje 1,8% da matriz energética do Brasil, representando, aproximadamente, 3,3 megawatts, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

FONTE/CRÉDITOS: Eco Exército
Comentários:
Vagner Roberto

Publicado por:

Vagner Roberto

Saiba Mais

/Dê sua opinião

A "ADOÇÃO IRRESPONSÁVEL" de animais domésticos deve ser punida com que tipo de multa?

ANUNCIE AQUI!

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do ECO EXÉRCITO no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
ANUNCIE AQUI!
Eco Exército

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!