Portal de Notícias Ecológicas

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

Eco Exército

Zona Leste, São Paulo

São Paulo/SP

ecoexercito@gmail.com
(11) 97428-9957

Os 10 países com maior biodiversidade

O dia 22 de maio foi designado como o "Dia Internacional da Diversidade Biológica" pelas Nações Unidas para "aumentar a compreensão e a conscientização sobre as questões da biodiversidade". Em comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade, abaixo apresentamos os dez países com maior biodiversidade do mundo, em termos de riqueza de espécies.

Algumas ressalvas antes de chegarmos à lista. Existem muitas maneiras de medir a biodiversidade. Esta lista adota uma abordagem simplificada, criando um índice ponderado usando cinco grupos de animais — anfíbios, aves, peixes, mamíferos e répteis — e um grupo de plantas — plantas vasculares. Cada país é classificado por sua porcentagem de espécies em cada grupo em relação ao número global total de espécies para cada grupo. Obviamente, há grandes omissões: o sistema não leva em conta insetos e outros invertebrados, fungos, microrganismos e vários outros grandes grupos de seres vivos. Também não tenta medir a diversidade de populações dentro das espécies, os níveis de endemismo ou a integridade dos ecossistemas. No entanto, acreditamos que a lista representa uma representação justa dos países com maior biodiversidade do planeta. Alguns dos países no ranking podem subir ou descer algumas posições, dependendo das fontes de dados e da metodologia.

O tirano-pigmeu-de-crista-escama vive na América Central e no norte da América do Sul. Este indivíduo foi capturado durante um levantamento de aves, anilhado e solto. Foto de Rhett A. Butler.

Faltando pouco para o top 10

Vários países — Bolívia, África do Sul, República Democrática do Congo, Malásia, Tanzânia, Papua Nova Guiné e Vietnã — ficaram por pouco fora do top 10. Para alguns grupos de plantas e animais, alguns desses países chegam aos seus respectivos top 10, incluindo a África do Sul para plantas vasculares e Papua Nova Guiné para animais.

Angel Falls, localizada na Venezuela, é a cachoeira mais alta do mundo. Foto de Rhett A. Butler

#11: Venezuela

A Venezuela merece uma menção especial porque, na versão original desta matéria, estava empatada em 10º lugar com os Estados Unidos. Mas dados atualizados sobre as plantas levaram a uma classificação abaixo dos EUA no ranking revisado. A Venezuela é um dos países com maior biodiversidade do mundo em termos de aves.

#10: Estados Unidos

Com sua grande extensão geográfica e variedade de ecossistemas, da tundra às florestas tropicais, os Estados Unidos possuem níveis incrivelmente altos de biodiversidade. Devido à sua diversidade de ecossistemas de água doce e marinhos, os Estados Unidos ocupam um lugar particularmente alto em termos de espécies de peixes.

#9: Equador

Apesar de ter uma área territorial menor que o estado do Arizona, o Equador supera os Estados Unidos em biodiversidade. O país — que abrange a região dos Andes e da Amazônia e inclui o arquipélago de Galápagos — supera os EUA em espécies de aves (1.684 espécies de aves no Equador contra 1.036 espécies dos EUA) e espécies de anfíbios (688 espécies contra 345 espécies).

#8: Índia

Com uma vasta extensão territorial que abrange uma variedade de ecossistemas, a Índia se destaca em termos de riqueza de espécies. A Índia se destaca especialmente quando se trata de répteis e aves. Algumas das espécies mais conhecidas da Índia são a carismática megafauna: elefantes, rinocerontes, leões e tigres.

A Grande Barreira de Corais é o maior recife de carvão do mundo. No entanto, a Austrália também possui recifes ricos em espécies em sua costa oeste. Foto de Rhett A. Butler.

#7: Austrália

A Austrália realmente se destaca quando se trata de répteis e peixes, liderando o mundo em ambas as categorias, de acordo com o Reptile Database e o FishBase . A Grande Barreira de Corais e os ecossistemas terrestres, que variam de desertos secos a florestas tropicais, dão ao país-continente uma vantagem no ranking.

#6: México

Abrangendo florestas tropicais mesoamericanas, florestas secas, habitats montanhosos e desertos, o México se destaca na maioria dos grupos de plantas e animais. Suas classificações mais altas incluem aves, mamíferos, répteis e plantas.

#5: Peru

Não é de surpreender que três dos cinco principais países desta lista estejam na América do Sul, que abriga a maior floresta tropical do mundo: a Amazônia . O Peru fica atrás apenas da Colômbia em número de aves e está entre os cinco primeiros do mundo em número de anfíbios, mamíferos e plantas.

Onça-pintada na Colômbia. Foto de Rhett A. Butler

#4: Colômbia

A incrível riqueza de aves, anfíbios e plantas da Colômbia eleva o país ao quarto lugar em nosso índice. Com 1.917 espécies, a Colômbia possui mais espécies de aves do que qualquer outro país do planeta. A riqueza biológica da Colômbia é resultado da variedade de seus ecossistemas, incluindo florestas tropicais na Amazônia e no Chocó, habitats montanhosos como a Sierra Nevada e os Andes, as pradarias dos llanos e páramos e ilhas como Górgona, no Pacífico, e San Martín, no Caribe.

Estrangulador se adapta na floresta tropical da província de Yunnan, na China. Foto de Rhett A. Butler

#3: China

Embora a maioria dos americanos provavelmente pense em grandes cidades quando alguém menciona "China" ou talvez o urso panda, o gigante país do leste asiático abriga, na verdade, uma impressionante variedade de habitats, desde florestas tropicais em Yunnan até o deserto de Gobi. A China se destaca particularmente em termos de aves, plantas e peixes.

O calau-de-bico-fino é encontrado em Sulawesi. Foto de Rhett A. Butler.

#2: Indonésia

Um arquipélago com mais de 10.000 ilhas, a Indonésia possui uma ampla gama de ecossistemas terrestres e marinhos, incluindo partes da terceira maior floresta tropical do mundo e o famoso Triângulo de Coral. A Indonésia possui o maior número de espécies de mamíferos entre todos os países e é superada por pouco pela Austrália em espécies de peixes, de acordo com a FishBase. O país ocupa o terceiro lugar com 1.791 espécies de aves, de acordo com a BirdLife International . A Indonésia é o único lugar na Terra onde rinocerontes, orangotangos, elefantes, ursos e tigres podem ser encontrados vivendo na mesma floresta.

O sapo-macaco gigante vive em toda a floresta amazônica. Foto de Rhett A. Butler.

#1: Brasil

O Brasil é o campeão mundial em biodiversidade. Entre a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, o cerrado, o imenso pantanal conhecido como Pantanal e uma série de outros ecossistemas terrestres e aquáticos, o Brasil lidera o mundo em número de espécies de plantas e anfíbios. O país ocupa o segundo lugar em mamíferos e anfíbios e o terceiro em aves, répteis e peixes.

Por: Rhett Ayers Butler

https://news.mongabay.com/2016/05/top-10-biodiverse-countries/

 

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!