A Praia de Sabiaguaba está localizada a 15 km de Fortaleza, pode ser considerada uma das melhores praias da cidade para quem busca belezas naturais e muita tranquilidade. Apesar de ter crescido o movimento de turistas na praia, ela ainda é pouco visitada quando comparada às outras da cidade. Aliás, a Praia de Sabiaguaba está situada no Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, duas unidades de conservação administradas pela prefeitura de Fortaleza.
Encontro do Rio com o Mar na Praia de Sabiaguaba
Na região, as águas do Rio Cocó e o Mar se encontram formando um lindo cenário. Além disso, a visita na localidade é indispensável por quem busca um contato mais puro com a natureza. Com a maré baixa os corais ficam expostos e surgem várias piscinas naturais, cheias de peixinhos e caranguejo.
Infraestrutura
A Praia da Sabiaguaba é a continuação da Praia do Futuro, separadas apenas pelo Rio Cocó. Contudo, ao contrário desta, a Sabiaguaba tem um acesso mais distante e é pouco explorada pelo turismo. Isso faz com que esta seja uma opção com menos infraestrutura, ou seja, há poucos quiosques e poucas opções de hospedagem próximas.
Por outro lado, o local é bem mais tranquilo e ideal para quem curte uma praia mais deserta. Nela, a pesca é a principal atividade econômica, e os visitantes podem curtir uma linda paisagem com uma quantidade menor de interferências urbanas, como prédios e avenida.
O Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba é uma unidade de conservação ambiental localizada em Fortaleza, capital do estado do Ceará.
Mantida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, possui 478 hectares de extensão. A unidade abrange áreas de manguezal, faixas de praia e tabuleiros costeiros. É um verdadeiro paraíso urbano!
No entanto, a principal razão da existência do ECO EXÉRCITO se confirma e se faz valer na denúncia de nossa oficial Tenente Uchoa de Fortaleza, o descaso da população na manutenção das Dunas de Sabiaguaba.
As visitas ao parque são tão constantes quanto a quantidade de descarte de lixo que ficam nas areias no final de cada dia. Latas de refrigerantes, copos e garrafas plásticas são comumentes encontradas espalhadas pelos visitantes.
"Eu só podemos cobrar o que ensinamos". Esse é o lema do ECO EXÉRCITO. Encaramos essa realidade com pesar, pois as pessoas que fazem isso, na verdade, são vítimas e não criminosas pela transgressão porque não lhes foram ensinadas os princípios da Conscientização e Preservação do Meio Ambiente. Quem na verdade tem essa responsabilidade não fez o que deveria ter feito.
Vamos criar um grande projeto de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente Urbano e Selvagem. Ainda há tempo de resgatar essa geração preparando uma nova que venham ter amor pela Natureza!
Há aqueles que em suas vãs filosofias dirão: "Eu pago os meus impostos, portanto, eu pago pela limpeza do parque".
Nós do ECO EXÉRCITO somos orientados a nos calarmos diante de tal argumento.
Comentários: