O Rio Itanhaém, conhecido como Amazônia Paulista, é o encontro das águas escuras do Rio Preto com as cristalinas do Rio Branco. A Cidade possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com mais de 2 mil km de extensão, sendo que destes, 180 são navegáveis. Mesmo fenômeno que ocorre entre os rios Negro e Solimões, na Amazônia, acontece em Itanhaém, contudo, eles não se misturam.
Estes rios atraem visitantes de todo o Estado, que buscam um turismo alternativo, visto que oferece grande variedade de peixes, além de diversidade na fauna e flora. Pode-se conhecer o Rio Itanhaém por meio de embarcações que diariamente promovem passeios, tendo como ponto de partida o píer, que está localizado na Alameda Emídio de Souza, na Praia dos Sonhos, próxima ao Iate Clube.
Pode-se conhecer o Rio Itanhaém por intermédio de embarcações que diariamente promovem passeios, tendo como ponto de partida o píer localizado na alameda Emídio de Souza, na Praia dos Sonhos, próximo ao Itanhaém Iate Clube. O roteiro, que começa no Rio Itanhaém, tem duas horas de duração, na qual os turistas percorrem aproximadamente 4 km e meio até o encontro dos rios Preto e Branco, passando pela Ilha do Rio Acima.
Outra parada é a Ilha do Rio Acima, popularmente conhecida por ‘Ilha do Maurício’, que proporciona ao visitante diversas opções de diversão como campo de futebol, praça de alimentação.
Quer conhecer um pouco mais das belezas naturais de Itanhaém? Uma ótima alternativa é participar dos relaxantes passeios de barco que se aventuram ao longo do Rio Itanhaém, onde se localiza o encontro das águas escuras do Rio Preto e cristalinas do Rio Branco, harmonizando os encantos do município com a imersão da fauna e flora da região.
Com saídas na beira rio, da Avenida Presidente Kennedy, 125, na Praia do Sonho, o passeio possui três horários todos os dias, às 9h30,12h30 e às 15h30. Para mais informações, o telefone de contato é o (13) 99601-6072.
Durante o percurso é possível curtir as belas paisagens e tirar fotos, já que o rio é cercado de vasta quilometragem de Mata Atlântica, que dá ao município o título de Amazônia Paulista. Os valores são:
– Adulto: R$ 40,00;
– Crianças de 4 a 10 anos: R$ 20,00.
As belezas desta grande biodiversidade podem ser desfrutadas com o passeio que tem duração de duas horas e meia, e parte da passarela Alameda Emídio de Souza, percorrendo todo o Rio Itanhaém até o Country Clube, no Jardim Coronel.
A vegetação predominante no Rio Itanhaém é o manguezal, por toda esta flora, há uma grande variedade de espécies de animais silvestres. Entre os peixes encontrados, prevalece às espécies de águas salobras (com salinidade intermediária entre doce e salgada), como o Robalo, Tainha, Parati e Bagre. Já as aves mais encontradas são as colhereiro-americano, guará-vermelho, savacu-de-coroa, jaçanã e frango-d’água.
Comentários: